Em meio a risos, lágrimas e abraços, cerca de quase 3 mil pessoas reuniram-se na quadra de esportes do Senai para acompanhar o sorteio da segunda etapa do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, em Petrolina. O evento, organizado pela Superintendência de Habitação da Secretaria de Planejamento e Urbanismo, contou com a participação da primeira-dama do município, Andréa Lossio, secretariado municipal, Diretor do Senai Petrolina Flávio Guimarães e da Representante da CAIXA Nerise Trindade.

Todo o processo de retirada dos nomes da urna foi fiscalizado pelos membros da Comissão de Acompanhamento do Programa ‘Minha Casa, Minha Vida’ em nível municipal. Os representantes da Caixa Econômica Federal, Nerize Trindade, das secretarias de Acessibilidade, de Desenvolvimento Social e Trabalho, Dario Lopes, e da sociedade civil, Vanda Ferreira de Souza se alternaram próximos a urna do sorteio para garantir a transparência da seleção.

Na abertura do evento, representando o prefeito Julio Lossio, a primeira-dama, destacou a relevância do trabalho que vem sendo realizado pela gestão municipal no intuito de reduzir o déficit habitacional de Petrolina. “Esse é um evento de grande importância para todos nós. O déficit habitacional da cidade é muito grande, mas com empenho, o nosso prefeito Julio Lossio vem conseguindo mudar essa realidade e já conseguiu mais de 5 mil unidades habitacionais para a cidade”, disse Andréa Lossio.

A esperança estava estampada no rosto dos que acompanhavam o sorteio. Cada nome retirado da urna era seguido de muitos gritos, risos, saltos, abraços e choro de felicidade. “Conseguir esse apartamento é muita coisa na minha vida. É muito ruim morar de aluguel. Estou muito feliz e ansiosa. Só Deus sabe o quanto eu esperei por isso”, declarou a vendedora Maricleide Ferreira Luz, que se for contemplada vai morar com seus dois filhos e seu marido.

De acordo com o Superintendente de Habitação, Edinaldo Lima, a CAIXA e a Prefeitura iniciarão o processo técnico de seleção, verificando a vida econômica das famílias no Sistema do Governo Federal e comparando as informações com os dados cedidos pela família no momento do cadastramento. “Agora, devemos passar 60 dias em um trabalho interno para a finalização dos contratos. Nossa previsão é chamar as famílias para assinar esses contratos e receber as suas chaves em fevereiro de 2012”, afirmou o Superintendente.

No final do evento, todos os nomes sorteados foram guardados e lacrado numa caixa. Hoje (09), a Comissão de Acompanhamento do programa estará reunida para abrir essa caixa e construir uma lista que será divulgada até o final do dia, no site da Prefeitura.

Texto: Eneida Trindade
Foto: Gilson Pereira

Com Ascom/PMP